terça-feira, 10 de janeiro de 2012

CERTIDÃO DE NASCIMENTO, 11/11

“Casa & Verbo” é um projeto de ensino e pesquisa em línguas, literaturas e memória.

A nossa principal área de atuação é a cultura cabo-verdiana em suas diferentes vertentes. O objeto principal é a língua: como opção veicular, como opção de registo da memória e em suas diferentes formas de arte. Lusofonia e africanidades são, naturalmente, temas que estão associados à caboverdianidade e estão sempre presentes em nossas pesquisas.

O projeto nasce como alternativa aos projetos de pesquisa academicistas e é uma fuga à programação letiva rígida. Ele pretende que a pesquisa esteja coberta de seriedade mas movida pelo interesse e, por isso, retoma todas as questões que, por falta de tempo, espaço ou relevância institucional, não couberam em nossas monografias, teses e artigos. Acolhe ainda temas relevantes da área de Letras que não se fazem presentes nos planos de estudos das instituições de ensino em Cabo Verde.

Casa & Verbo, pretende prestar um serviço à cultura cabo-verdiana, sem sair dos limites da identidade cultural e aproveitando-se da transversalidade da língua para atingir seus objetivos. Feita a pesquisa, recolhidas as questões, procuramos o aparato teórico e utilizamos o sujeito da enunciação apropriado para dialogar com o nosso interlocutor: seja ele académico, ativista cultural, instituição universitária ou cidadão comum.

Acreditamos que Cabo Verde tem um passado a redescobrir, especialmente aquele proveniente da sua ascendência marcada pela oralidade. Desafiamos os estudiosos e as instituições a fazê-lo, seguindo o percurso das línguas e das literaturas.

O Projeto pretende respeitar os cânones decididos em outras latitudes, mas assume a responsabilidade de debater a nossa realidade, partindo do nosso chão. O nosso lugar da fala é COM o Cânone. É preciso nos conhecermos a nós próprios, antes de nos importarmos com os filtros impostos lá fora.

Nossa meta maior é engrandecer Cabo Verde, recosturar as nossas formas de identidade e preservar a nossa memória no Livro Grande. Ambicionamos fortalecer o diálogo com instituições da CPLP, criar parcerias e manter permanente interação com países e nações que têm laços históricos e culturais com Cabo Verde.
E assim diríamos em crioulo formal: Ale-u! Txiga, fasi asentu.
(Eis que vem/Seja bem-vindo. ENTRE, ESTEJA À VONTADE E FAÇA ASSENTO/SENTE-SE)
NO PRAZER DA ESCRITA E NO DEVER DA PARTILHA.

2 comentários:

  1. Casa e Verbo assumiu a forma de Projeto interdisciplinar há um ano: 11/11/11. Neste momento está à busca de parcerias, para maior divulgação dos seus trabalhos e sua internacionalização como grupo de estudos.

    ResponderEliminar
  2. No princio era o verbo. O verbo fez a casa.Reverberando, ainda, esta casa de verbos faz coisas - assim como a CASA E O VERBO. Força.
    jT

    ResponderEliminar