MOÇÃO DE CONFIANÇA
Esta semana, entre os dias 25 e 27, a Casa Parlamentar abriu as suas portas aos novos deputados e membros do Governo para a primeira sessão desta nova Legislatura - a VIII. A Ordem do Dia era essencialmente discutir e decidir sobre a viabilidade (se vai ou não vai funcionar) do/o Programa do Governo. A votação final que aprova o Programa do Governo simboliza o Acordo da ANCV, órgão legislativo, ao outro órgão, o Executivo, e equivale a uma MOÇÃO DE CONFIANÇA.
O Governo precisa da Moção de Confiança para ter legitimidade, que é uma licença de governar, dada pelos deputados, em nome dos cabo-verdianos; e todos os sujeitos parlamentares, DEPUTADOS MINISTROS E SECRETÁRIOS DE ESTADO, na Casa Parlamentar, têm o direito de opinar e contribuir para que os cabo-verdianos tenham um bom Programa de Governo.
Agora sim, depois da aprovação do Programa, o Governo que foi escolhido em Fevereiro vai ter cinco anos para desenvolver Cabo Verde; mas voltará muitas vezes à Assembleia Nacional, para outras actividades de que falaremos depois.
Hoje criança, amanhã cidadão - "estudar, aprender sempre."
Sem comentários:
Enviar um comentário